whatsapp

Durante o último final de semana, alguns usuários detectaram uma versão falsa do WhatsApp na Google Play Store. O software chamado Update WhatsApp Messenger registrou mais de 1 milhão de downloads no período.

Um dos motivos para um app falso entrar na Play Store é o uso de caracteres ocultos em Unicode: o desenvolvedor agregou um espaço em branco no final do nome usando o código “%C2%A0”, e se infiltrou na loja sem criar suspeitas. Esses são caracteres invisíveis que confundem os usuários nos resultados da busca.

 

 

Um, dos usuários do Reddit testou o software e constatou que era um app que incorporava recursos para fazer o download de outros softwares de terceiros. Basicamente um ad-loader que baixava outro aplicativo, o WhatsApp.apk.

A Google eliminou o aplicativo, mas o incidente mostra o quão fácil é ser enganado por um aplicativo fraudulento, e a Google Play Store está cheia de apps falsos e maliciosos.

 

Como saber se você instalou o WhatsApp falso no seu smartphone

 

 

É bem simples.

Clique aqui e verifique se você tem instalado o WhatsApp oficial. Se você já tem em seu smartphone, você verá uma indicação clara disso na própria Play Store.

Agora, se você tiver o Update WhatsApp Messenger, elimine o app do smartphone o quanto antes, e busque entre seus aplicativos instalados se o software adicionou outros apps que você não se lembra de ter instalado, já que são frutos do aplicativo falso.