stagefright-detection-tool-2015-08-07-01

A comunidade Android está em estado de alerta, por conta de um sério problema de segurança chamado Stagefright. Com ele, os usuários poderão sofrer um hackeamento em seu smartphone através de uma simples mensagem MMS.

A grave falha foi descoberta pela empresa Zimperum, o que fez com que os alarmes soassem nos fabricantes e até na própria Google, que decidiu criar um sistema de atualizações mensais que visam velar pela segurança dos seus dispositivos.

Para eliminar dúvidas, a Zimperum criou um aplicativo onde é possível saber se o seu dispositivo é ou não vulnerável à essa ameaça. Os modelos da linha Nexus estão a salvo, mas dispositivos da Samsung, HTC, Motorola, LG e outros podem ser facilmente hackeados.

Obviamente, para que nosso dispositivo seja infectado pelo Stagefright, é preciso abrir uma mensagem MMS de alguém que não conhecemos – e a maioria das pessoas não faz isso -. Mesmo assim, o risco é elevado, já que se você usa o aplicativo Hangouts como gestor de mensagens de texto, o aplicativo poderia capturar as MMSs se você tiver ativada a função ‘recuperar mensagens MMS’.

Infelizmente, o aplicativo não oferece nenhuma solução em caso de detecção de vulnerabilidade no seu dispositivo, se limitando a mostrar os produtos da empresa, em uma clara estratégia comercial. Em todo caso, como esse é um assunto muito sério, vale a pena você conferir o vídeo a seguir, para saber o que fazer nesses casos.

 

 

 

Via Zimperum