ipod-classic

O único produto que hoje registra números negativos para a Apple em vendas é o iPod. Segundo o relatório apresentado ontem (27) por Tim Cook, as vendas do iPod despencaram 52% em 2013.

Os motivos são bem claros. O mais evidente deles é o fato dos usuários preferirem comprar um iPhone para (entre outras coisas) ouvir músicas do que o iPod. E até mesmo o iPad, para navegação na internet ou atividades multimídia.

O iPod ainda gera quase US$ 1 bilhão em vendas para a Apple (para ser mais preciso, US$ 973 milhões), que representam aproximadamente 6 milhões de iPods vendidos no quarto trimestre de 2013 (sem especificar quais modelos).

Peter Oppenheimer, CFO da Apple, comentou que eles reconhecem o declínio natural nas vendas dos MP3 players tradicionais (Shuffle, Nano e Classic), e que eles esperam tanto pela extinção dos players quanto pela canibalização do iPod Touch por parte do iPhone.

A Apple não lança um novo iPod a algum tempo, exceto pelo iPod Touch apresentado em maio de 2013. É até possível apostar em uma nova versão do Touch em 2014, mas essas chances acabam ficando reduzidas, diante dos números apresentados pela Apple ontem.

Via The Verge