O presidente da divisão Windows da Microsoft, Steven Sinfsky, mostrou em sua conferência no evento All Things D, como está sendo preparada a aparência do futuro Windows 8 em protótipos apresentados. E podemos nos certificar que uma proposta diferente do que estamos acostumados está chegando.

De cara, podemos ver que ele tem uma interface desenvolvida para trabalhar com os tablets, muito parecida com a aparência adotada pelo Windows Phone 7. A próxima versão do sistema operacional da Microsoft vai funcionar com dois tipos diferentes de aplicativos: os tradicionais, como os pacotes de escritório, no estilo do Windows 7, e outros do tipo móvel, desenvolvidos em HTML5 e Javascript. O novo Windows foi desenhado desde o começo para oferecer suporte touch nativo, mas com teclado e mouse funcionando sem maiores dificuldades.

O teclado na tela teria diferentes formatos, dependendo do dispositivo e da orientação, como por exemplo, um teclado dividido quando a tela do tablet estiver na vertical. Também se fala em um suporte para as plataformas ARM (NVIDIA, TI e Qualcomm), além da plataforma da Intel, e de um novo Internet Explorer, que seria reconstruído para as novas exigências do novo sistema.

Vale registrar que Sinofsky afirma que o nome Windows 8 vai ser alterado, e que eles vão inventar o novo nome no tempo certo. Mas, por enquanto, pode ir chamando de Windows 8. Abaixo, o vídeo de apresentação do esboço do novo sistema operacional.

via All Things D