Além de contar com um design diferente, o Xperia sola incorpora uma tecnologia chamada “Floating Touch”, que chama a atenção por causa de seu funcionamento e facilidade de uso. A tecnologia nada mais é do que um método de controle de interface que desobriga o usuário da necessidade de tocar no telefone, já que só com a aproximação do dedo na tela é possível controlar os elementos projetados na mesma.

Isso é possível graças à incorporação de dois tipos de sensores capacitivos, que se encarregam de controlar o toqe. Um deles será encarregado de detectar a aproximação dos dedos, gerando um sinal forte, que permite a identificação e aproximação máxima a uma distância de 20 mm, enquanto que o segundo sensor identifica as ações realizadas sobre a tela, sem produzir os efeitos fantasma que aparecem em outros tipos de sensores.

Esta combinação de sensores foi possível graças ao trabalho da Sony com a empresa Cypress Technologies. E o melhor exemplo do conceito se aplica durante a navegação na internet. Se deslizarmos o dedo pela tela, conseguimos fazer o scroll de sempre, e navegar pelas páginas da web. Mas se nos aproximamos com o dedo da tela, sem chegar a tocá-la, vemos como os elementos da página são selecionados, como se lá existisse um ponteiro do mouse projetado sobre eles.

Para que você entenda melhor do que estamos falando, segue abaixo um vídeo com uma demonstração do “Floating Touch”.

Via Sony Mobile