O SDK do Windows Phone 8 vazou na web na semana passada, e aos poucos as últimas novidades adicionadas pela Microsoft na nova versão do sistema operacional começam a ser reveladas. Vale lembrar que, durante o Windows Phone Summit, a empresa de Redmond advertiu que tudo aquilo que foi mostrado no evento era apenas parte do avenço que estava por vir, pois a versão final teria outras novidades…

…que podem ser estas que você vai ver a seguir.

Controle, suporte, personalização e outros:

– o usuário poderá escolher os aplicativos que mostrarão notificações na tela de bloqueio.
– também será possível a sincronização na nuvem com os favoritos do Internet Explorer, além do suporte com carga automática de imagens, vídeos, mensagens de texto, etc, com diferentes aplicativos além do SkyDrive.
– o Data Sense mostra o consumo de dados, permitindo a adição de limites de navegação.
– informação de armazenamento interno e externo (cartões microSD).
– maior quantidade de temas.
– o aplicativo de fotos se renova, podendo selecionar imagens em lote para compartilhar, apagar ou marcar as imagens como favoritas.
– editor de imagens completo (falta ainda uma confirmação oficial), mas ao que parece, esse editor também permite a inserção de filtros, bem no estilo Instagram, por meio de uma opção de “lentes”, tal como pensa em fazer a RIM como o BlackBerry 10.
– Internet Explorer agregando opções de configuração para a barra de navegação e abas.
– Music + Video substituindo em definitivo o Zune.

Estes são apenas detalhes que melhoram os aplicativos e funcionalidades atuais. Algo que chama a atenção é o suporte do produto. A Microsoft está adicionando opções para suportar quase a qualquer tipo de arquivo (incluindo vídeos) na nuvem, e manter sincronizado tudo, desde marcadores do Internet Explorer até aplicativos. Tudo isso tem como objetivo aproveitar aplicativos de terceiros, como o Dropbox ou o Box.

Abaixo, mais fotos e vídeo demonstrativo.

Via The Verge