A Xi3 anunciou hoje (08) durante a CES 2013 a nova etapa de desenvolvimento da caixa híbrida entre central multimídia e console da Valve, que recebe o nome de código Piston. O produto foi exibido em seu stand da feira tecnológica de Las Vegas.

O dispositivo ainda está em desenvolvimento, e foi motivo de rumores nos últimos meses. O produto está otimizado para rodar jogos em equipamentos de telas de alta definição, e a Xi3 afirma que esse equipamento modular foi desenvolvido especificamente para suportar e oferecer acesso a milhares de títulos através de um sistema integrado, que supera as capacidades dos consoles líderes do mercado atual.

A caixinha da Valve, que cabe na palma da mão, tem custo estimado de US$ 999, e seu fabricante se recusou a informar mais detalhes sobre o seu preço ou as diferenças entre as especificações dos modelos. Também não foi informado se esse será o valor do produto final, mas acreditamos que não, já que falamos de um produto em desenvolvimento.

A unidade de demonstração dessa Steam Box (nome de código Piston) conta com:

  • Porta Ethernet
  • Quatro portas USB 3.0
  • Quatro portas USB 2.0, uma delas dedicada à entrada de teclado
  • Quatro portas eSATAp
  • Duas portas mini Display Port
  • Uma saída ótica SPDIF
  • Uma porta HDMI

Além das especificações técnicas, também não foram confirmadas maiores informações sobre o sistema operacional do produto, mas tudo indica que o Steam Box vai mesmo utilizar algum software baseado no Linux. As datas de finalização da fase de desenvolvimento também não foram anunciadas, mas tudo indica que a Valve vai querer acelerar o processo, uma vez que alguns inesperados concorrentes apresentaram propostas igualmente interessantes, custando apenas US$ 99, e que devem chegar ao mercado já no primeiro trimestre de 2013.

Via Gizmologia