playstation now

Já é possível rodar os jogos do PS4 no PC via PlayStation Now, serviço de games na nuvem da Sony. O catálogo inicial é bem limitado, e muita gente tem dúvidas sobre a qualidade e a experiência do jogo.

Para tudo funcionar, o serviço recorre à computação na nuvem, em uma espécie de streaming direto no equipamento do usuário, ou seja, o computador e a internet devem cumprir requisitos mínimos e que a experiência final dependerá esses fatores.

Focando na variedade de jogos, é evidente que, pelo menos por enquanto, não vale tão a pena assim ter esse benefício. Nas sua maioria são jogos multiplayer que podem ser jogados sem problemas na versão para PC.

No aspecto técnico, efetivamente, há uma melhoria notável da latência se comparamos com o mesmo jogo rodando diretamente do console.

Ou seja, temos aqui o input lag, com uma experiência apenas razoável e não tão fluída como no console. Jogar com uma latência de 176 milissegundos é “aceitável”, por exemplo.

Na qualidade de imagem, o PlayStation Now não oferece largura de banda suficiente para manter a mesma qualidade gráfica que teríamos que utilizar para cada jogo em sua plataforma original.

Se esses dois fatores se somarem, fica claro que a Sony tem muito o que melhorar sobre o PlayStation Now, um serviço que hoje não merece preciosidade já que tudo indica que tal tecnologia vai demorar a chegar por aqui.