grafico-uso-windows-81

O uso da web não serve para medir a cota de mercado, mas mostra o índice de aceitação que que os sistemas operacionais recebem após o seu lançamento. Um exemplo claro disso é o recém estreado Windows 8.1. Segundo a empresa de análise Net Applications, desde o lançamento da nova versão do sistema operacional da Microsoft, a utilização da web pelo Windows 8.1 quase duplicou.

É claro que os números ainda são relativamente pequenos. Hoje, o Windows 8.1 é responsável por apenas 1.7% de todo o tráfego da web gerado pelas versões do Windows. Por outro lado, o Windows 8 registrou uma acentuada queda de consumo de tráfego, saindo de 8.02% para 7.49%.

Os dados possuem uma certa lógica, levando em conta que muitos usuários preferiram passar para a nova versão, já com o objetivo de resolver os eventuais problemas vistos na versão anterior, como por exemplo o desempenho geral e a ausência do botão iniciar.

Não apenas o Windows 8.1 registraram bons dados de adoção. A última versão do Mac OS X (10.9 Mavericks) obtém expressivos 0.84% do tráfego gerado na web, superando as versões 10.4 e 10.5 do OS X. Nesse caso, o aumento está diretamente ligado à gratuidade do serviço, algo que a Apple vai seguir adotando nos seus próximos lançamentos.

Via The Next Web, Net Applications