android1-streaming

Muito provavelmente você tem um velho smartphone (ou tablet) Android abandonado em casa. Logo, vale a pena transformá-lo em um servidor de mídia.

Lotar o dispositivo de filmes e músicas e transmitir conteúdos a partir do smartphone, de dispositivos de armazenamento ou da Internet, de forma simples, tal como você faria com outras soluções. Siga as dicas desse post.

 

O que você precisa?

Um smartphone ou tablet Android que funcione, conectado com a rede sem fio local e eventualmente com um cartão microSD instalado para aumentar a capacidade de armazenamento. Se o dispositivo é compatível com o modo USB OTG, é possível obter uma maior capacidade utilizando mídias externas, unidades flash ou discos rígidos USB.

Uma vez conectado na rede local, você precisa de aplicativos, de acordo com o restante do hardware que possui.

Plex para Android

plex-para-android

O Plex é um dos aplicativos mais completos para a reprodução de conteúdos audiovisual a partir de dispositivos móveis. Nascido a partir do XBMC, é um player completo que faz as vezes de servidor de mídia.

Ele é fácil de ser configurado, e permite a realização de streaming de conteúdo multimídia a partir de um computador ou dispositivo móvel, e também é compatível com serviços de armazenamento na nuvem como Dropbox ou Google Drive, entre outros.

Se você tem um Android TV em casa, outros dispositivos Android ou PCs que executem aplicativos Plex, esta é uma das melhores opções para atuar como um servidor de mídia.

 

Outros aplicativos

Android_MediaServer_2

O mercado tem várias opções. Se você tem um Google Chromecast, um aplicativo que funciona muito bem é o Bubnle UPnP for DLNA/Chromecast.

O AllConnect – Play & Stream é outra solução completa com suporte para vários dispositivos DLNA, Chromecast e o Nexus Player, as Smart TVs da Samsung, LG, Sony e Panasonic, consoles como o Xbox One e outros, streamers como o Amazon Fire TV, entre outros. Ele suporta vários protocolos e formatos de conteúdo, alojando em mídias locais na nuvem, em servidores multimídia e até em aplicativos de terceiros.