japan-event-sports-camera

Uma tecnologia desenvolvida pelo Laboratório Ishikawa Oku da Universidade de Tóquio pode ser capaz de melhorar a captação de imagens de objetos em movimento. Para ser mais específico, de qualquer elemento esportivo que exige uma observação constante de um objeto em movimento em alta velocidade.

Os pesquisadores envolvidos trabalharam por anos no desenvolvimento de uma câmera ultrarrápida para eventos esportivos, e fizeram recentemente os primeiros testes do protótipo. Até agora, todos os testes realizados aconteceram em condições laboratoriais, mas o desenvolvimento segue sendo pleno, uma vez que os responsáveis do projeto afirmam que a tecnologia estará pronta para o uso comercial em apenas dois anos.

O sistema utiliza dois espelhos com capacidades de movimentação horizontal e de inclinação, desenvolvidos para seguir objetos, se movimentando dentro da câmera, sem precisar mover a câmera em si. O seu funcionamento é tão rápido, que uma vez a câmera centrada em uma bola de ping pong, a impressão geral é que é o cenário de fundo que está se movendo, e não a bola.

Outro uso interessante dessa tecnologia está na projeção de imagens sobre objetos em movimento.

Para ver como será o futuro das transmissões esportivas, é só conferir o vídeo abaixo.

Via