iPhone 6

Uma postagem no Reddit gerou polêmica sobre as supostas melhorias de desempenho do iPhone 6 e iPhone 6s após realizar uma troca de bateria. Algo que soa estranho, mas que tem uma explicação bem simples.

Na teoria, os usuários que trocaram a bateria viram uma melhora de desempenho nos dois modelos por uma questão de voltagem e frequências de trabalho nos SoCs dos dois smartphones.

O iPhone 6 e iPhone 6s com SoCs que ajustam de forma dinâmica as frequências de trabalho em função da voltagem. Uma bateria deteriorada oferece uma voltagem reduzida, afetando o desempenho e baixando as velocidades de CPU e GPU.

As imagens abaixo mostram o desempenho de um iPhone 6s de 64 GB no Geekbench antes da troca de bateria e depois da troca. As diferenças são consideráveis, a ponto de parecer dois smartphones diferentes.

Mesmo tendo sentido a teoria e com alguns usuários alcançando o mesmo resultado positivo, leve em consideração que a troca da bateria no iPhone 6 e iPhone 6s não é uma tarefa fácil. Abrir o dispositivo pode resultar em danos se o processo não for bem feito.

Por outro lado, tal efeito é algo limitado a esses dois modelos. No iPhone 5s e no iPhone 7, tal efeito não é observado.

 

 

Via Reddit, DvHardware