2012 parece ser mesmo o ano do Windows 8. Bom, pelo menos nesse seu final. É de conhecimento público que o Windows é o sistema operacional mais utilizado no mundo, e que a cada lançamento de uma nova versão, o software vem acompanhado de novidades nos seus comandos e recursos, mas principalmente, um grande número de dispositivos e computadores com o novo sistema, das mais diferentes marcas. O Windows 8 se tornou a grande aposta da empresa de Redmond para a (quase) total renovação de sua plataforma, com uma nova interface, e dando boas vindas aos dispositivos com telas sensíveis ao toque.

A Lenovo foi uma das empresas que melhor soube aproveitar as características da nova plataforma, e apresentou uma série de computadores portáteis conversíveis que, acompanhados do novo Windows, podemos utilizar como tablets ou notebooks, de acordo com a necessidade e gosto do usuário. Os modelos IdeaPad Y400 e IdeaCentre receberam destaque durante a IFA 2012, e ontem (15), a empresa apresentou na Europa outros dispositivos com Windows 8 e Windows RT que devem chamar a atenção de muitos.

Lenovo IdeaPad Yoga

Os novos Lenovo IdeaPad Yoga 11 e 13 são dois curiosos e “flexíveis” computadores portáteis, que se destacam pela sua capacidade de dobrar completamente a sua tela, para ser utilizados como se fosse um tablet nas mãos do usuário, ficando na parte inferior desse dispositivo o seu teclado. O modelo chega ao mercado em duas versões que, diferente do que muitos pensam, não se diferenciam apenas no tamanho da tela. Na verdade, a única similaridade entre os dois modelos está no seu design.

O IdeaPad Yoga 13 conta com uma tela touch de 13 polegadas (1600 x 900), processador Intel Core i5 ou i7 Ivy Bridge, até 8 GB de RAM e armazenamento via SSD, com sistema operacional Windows 8. Seu preço inicial é de 1.299 euros.

Já o IdeaPad Yoga 11 possui tela de 11.6 polegadas, processador ARM (NVIDIA Tegra 3) quad core, Windows RT, autonomia de bateria de até 13 horas de uso, portas USB e teclado incorporado. Preço sugerido de 799 euros.

Lenovo ThinkPad Twist

Mais uma vez estamos diante de um computador portátil com características híbridas, mas que mais uma vez sabem aproveitar a interação pelo toque oferecida pelo Windows 8. O ThinkPad Twist é nada menos que um ultrabook com tela de 12.5 polegadas, que possui uma capacidade de girar sobre a sua base, para que se transforme em um tablet, ou com apenas um giro trabalhar como se fosse um portátil como outro qualquer, com o seu teclado.

Além dessa habilidade peculiar, O ThinkPad Twist conta com configurações de ponta: um processador Intel Core i7 Ivy Bridge, até 8 GB de RAM, 500 GB de armazenamento em HD ou 128 GB em SSD e Windows 8 Pro, além de contar com diferentes tipos de portas de conexão e conectividade 3G opcional. Seu preço inicial é de 1.099 euros.

Lenovo IdeaPad Lynx

Este é um dos mais baratos tablets híbridos com Windows 8 apresentados pela Lenovo. O IdeaPad Lynx conta com uma tela de 11.6 polegadas multitouch (1366 x 768), processador Clovertrail Intel Atom Z2760 dual-core, 2 GB de RAM e até 64 GB de armazenamento, além de várias portas conectoras (a maioria delas na base do teclado), Bluetooth 4.0 e Wi-Fi.

O grande diferencial desse modelo é que, apesar de contar com configurações de hardware compatíveis com o Windows RT, a Lenovo decidiu oferecer o Windows 8 no produto, o que quer dizer muita coisa para quem pensa em utilizar o modelo em um âmbito profissional. Preço sugerido de 699 euros.

Lenovo ThinkPad Tablet 2

Por fim, temos um tablet com Windows RT que está na mesma proposta do Microsoft Surface, mas com algumas atraentes características que, até agora, o Surface não oferece, como a conectividade 3G. O ThinkPad Tablet 2 conta com uma tela de 10.1 polegadas e painel IPS (1366 x 768), 10 mm de espessura, bateria com autonomia de até 10 horas de uso, saída microHDMI, câmera frontal e traseira, e conectividade NFC. O modelo conta ainda com um processador Intel Atom, 2 GB de RAM e 64 GB de armazenamento. Preço sugerido de 599 euros.

Todos os modelos apresentados pela Lenovo estarão disponíveis no mercado europeu antes do início das vendas para o Natal.

Via Gizmologia