ps4-error

E mais uma vez ficamos com a impressão que, mais do que nunca, ser um “early adopter” de tecnologia significa automaticamente ter a sua participação na indesejável loteria dos problemas técnicos. No caso dos videogames então, essa é uma verdade histórica. Um bom número de proprietários do PlayStation 4 se manifesta em fóruns oficiais da Sony, relatando o seu descontentamento diante da aparição de um bug, cujo efeito é nada menos que o corrompimento de dados armazenados no disco rígido.

Arquivos de instalação e partidas salvas são afetados pelo problema, que impede e execução dos jogos, forçando em algumas ocasiões o usuário reiniciar a partida do zero, eliminando todo o seu progresso (e fazendo com que horas da sua vida sejam jogadas na metafórica lata de lixo).

A causa do problema, identificado pelo console com o código Error CE-34878-0 é algo desconhecido até o momento em que esse post é redigido. O bug afeta múltiplos jogos de diferentes estúdios, e em algumas ocasiões, chega a inclusive inutilizar o próprío console, ao ponto de evitar que qualquer aplicativo seja executado. E, da mesma forma que a origem do problema é desconhecida, a sua possível solução também não foi anunciada. Nem mesmo uma atitude preventiva.

Alguns usuários passam as suas dicas que podem solucionar o problema de modo provisório. Apagar os jogos salvos, ou restabelecer a base de dados está ajudando a vida de alguns, enquanto que outros não conseguem encontrar uma solução definitiva.

Seja como for, a Sony ainda não se pronunciou sobre o assunto, e as primeiras reclamações começam a se acumular nos fóruns do PlayStation desde o último dia 12 de janeiro. Se alguma resposta oficial da Sony aparecer, ou qualquer possível solução permanente for divulgada, compartilharemos a informação com vocês aqui no blog.

Via Joystiq, Comunidade PlayStation na Europa