650_1000_ios8wifitracking-2

Durante a sua apresentação da semana passada, Craig Federighi, o vice-presidente de engenharia de software da Apple, se esforçou para deixar claro que o iOS 8 será uma versão mais segura que as suas predecessoras. Porém, parece que não revelou tudo o que poderia oferecer nesse aspecto.

Segundo Frederic Jacobs, guru de segurança bem respeitado lá fora, o iOS 8 vai incorporar uma nova característica desenvolvida para proteger os usuários do WiFi Tracking que, ainda que não seja algo tão prejudicial, pode ser utilizado para fins maliciosos. Essa informação foi extraída diretamente de um material provavelmente apresentado durante as seções técnicas da WWDC 2014, o que torna o conteúdo algo mais crível.

Parece que o iOS 8 vai gerar endereços MAC aleatórios quando se encontrar em modo de espera para se conectar nas redes sem fio (um endereço MAC é um identificador único associado ao controlador de rede de um dispositivo). Desta forma, o endereço MAC do nosso dispositivo só será exposto quando realmente nos conectamos a uma rede sem fio, mas não antes disso.

O WiFi Tracking é utilizado hoje por alguns estabelecimentos comerciais quando entramos na loja para conhecer nossos hábitos de compra, mas obviamente pode ser utilizado para espionar o usuário, conhecendo sua localização fora desse contexto. Essa tecnologia da Apple pretende ocultar a autêntica credencial de um dispositivo, gerando novos endereços MAC de forma contínua, para dificultar tal processo. Nem mais, nem menos.

Como pode ver, é uma tecnologia bem simples, mas qualquer coisa que melhore o nível de proteção dos usuários, mesmo que de forma mínima, é bem vinda.

Via Frederic Jacobs