corse-inteligente

Privacidade… pra quê, não é mesmo? Muitas vezes nos expomos demais nas redes sociais – de forma voluntária ou involuntária -, e para mostrar essa perda de privacidade de forma efetiva, os designers Xuedi Chen e Pedro G. C. Oliveira apresentam o x.pose, uma roupa criada com uma impressora 3D, que conectada ao smartphone, registra nossas contas e serviços para saber o quanto de informação compartilhamos. E em função disso, deixar o traje mais ou menos transparente.

 

A falta de privacidade que te deixa nu

Os espaços existentes no traje ficam cobertos por painéis de plástico transparentes, que se iluminam ou se apagam em tempo real, de acordo com a informação que estamos compartilhando a partir do smartphone. Podemos considerar essa roupa um wearable – e, de fato, é -, mas se trata mais de um experimento para levantar a discussão sobre a questão da privacidade.

Como curiosidade, vale a pena dizer que o dispositivo em si funciona com uma placa Arduino e um conector Bluetooth, que se encarregar de fazer a conexão entre a roupa e o smartphone. É curioso como experiência artística, e não deixa de ser uma metáfora curiosa da nossa privacidade projetada no mundo digital.

Via DesignBoom