crashsafari-topo

Com certeza você já se deparou com algum site que acabou bloqueando o seu navegador. È algo bem desagradável que acabou com sua longa coleção de abas abertas, mas jamais imaginamos que algum dia sentiríamos a necessidade de entrar em um endereço web cuja única função é bloquear o seu navegador.

É isso o que acontece com o crashsafari.com (é óbvio que não vamos deixar o link desse site, por motivos óbvios), uma página que gera uma cadeia infinita de caracteres, o que acaba sobrecarregando o navegador Safari até que o mesmo seja bloqueado. A pior parte dessa equação é que a sua funcionalidade não se limita ao navegador da Apple para o iOS e OS X, mas também parece funcionar no Chrome para Android e Windows.

Aparentemente, a falha parece não incluir nenhum tipo de malware ou algo semelhante, mas para solucionar o mesmo é algo bem simples: basta reiniciar o navegador ou, na pior das hipóteses, o computador por completo.

Infelizmente, existe a possibilidade de alguém se utilizar dessa vulnerabilidade para comprometer a segurança do seu equipamento, ou simplesmente fazer graça utilizando um encurtador de URLs (cuidado com os seus amigos malas, metidos a piadistas nas redes sociais). É de se imaginar que, com uma simples atualização dos navegadores, o problema do crashsafari seja resolvido. Mas pelo menos por enquanto, fique de olho: não clique em links considerados suspeitos.

Via AppleInsiderThe Guardian