nokia_flexi_multiradio_10_base_station_high_res

A Nokia Networks, Ooredoo Qatar e China Mobile anunciaram um novo recorde em comunicações móveis no padrão LTE, com a marca de 4.1 Gbps.

Para isso, eles fazem uso de técnicas de agregação de portadoras com a combinação de até 10 canais de 200 MHz, tanto do tipo TDD (Time Division Duplexing) como FDD (Frequency Division Duplexing).

Segundo os responsáveis pelo teste, com essas velocidades, é possível (na teoria) fazer o download de um filme de 5 GB em 10 segundos, ou enviar nesse mesmo tempo um vídeo de 300 MB. Porém, vale reforçar o ‘na teoria’, já que nenhum smartphone existente no mercado atual está preparado para processar tais velocidades, nem suas memórias internas são capazes de salvar tanta informação nessa taxa binária.

Portanto, essa é apenas uma demonstração do que as novas redes LTE e os novos sistemas sem fio da Nokia são capazes de fazer antes que as redes 5G se tornem uma realidade. Mesmo assim, são excelentes notícias, mesmo que sejam conquistas parciais. Tais novidades chegarão ao consumidor mais cedo ou mais tarde, e é isso o que realmente importa.

Via Telecoms