158850107

O estado de Maryland (EUA) desenvolveu, em colaboração com a NHTSA (Administração Nacional de Segurança de Tráfego em Estradas), o aplicativo ENDUI, que é capaz de detectar se alguém bebeu demais e, por conta disso, não está em condições de dirigir.

O aplicativo pode calcular a quantidade de álcool no sangue (diferenciando peso, altura, se é homem ou mulher e o número de doses consumidas), testar os seus reflexos e até sugerir alternativas, caso o usuário não esteja muito seguro sobre o que fazer.

Ele é capaz de medir o tempo de resposta com jogos e até com um simulador, onde o usuário tem que frear para não atravessar o que está pelo caminho. Sobre as alternativas de condução, o aplicativo mostra o número de telefones de serviços de táxi (compartilhando inclusive a sua localização através do GPS) ou recomendar que o usuário peça para outra pessoa levar o seu automóvel para casa.

Outros estados como Nova York, Novo México, Colorado e Califórnia também estrearam soluções semelhantes, o que pode fazer com que o seu uso se expanda e se normalize o mais rápido que o esperado.

Via AP