nexus-5X-840x473

Um vídeo publicado no Reddit mostra um smartphone Nexus 5X rodando o Windows 10 Mobile. Não há detalhes sobre sua implementação, mas ao menos sabemos que o experimento pode abrir uma porta para aqueles que querem testar sistemas operacionais alternativos.

Já vimos antes o Windows 10 e o Windows 10 Mobile rodar em dispositivos não compatíveis, e a instalação do software da Microsoft nos smartphones da Xiaomi é possível graças a uma ROM personalizada, publicada pela própria Microsoft para o Mi4. Porém, ainda é um desafio o desenvolvimento alternativo desse sistema operacional, diferente das ROMs personalizadas do Android, cada vez melhores e mais numerosas.

Acredita-se que esse Nexus 5X rodando o Windows 10 Mobile utiliza uma variante da ROM da Microsoft para o Xiaomi Mi4. Há alguma inconsistência no vídeo, como o uso de uma versão antiga de compilação ou a um IMEI correspondente a um velho LG com Windows Phone 7. Algumas pessoas comentaram que o vídeo poderia ser falso, mas tudo indica que o desenvolvedor teve mesmo que usar esse tipo de compilação, e por conta disso temos os dados confusos.

Por enquanto, o mais sensato ainda é comprar um dispositivo Lumia com Windows 10 Mobile, caso você realmente deseje utilizar o sistema operacional móvel da Microsoft. Mas a ideia de executá-lo em dispositivos Android é interessante, vendo o nível de desenvolvimento das ROMs alternativas do sistema móvel da Google. Isso não se repete no Windows porque a Microsfot não libera o código de seus sistemas. Mesmo assim, o caminho poderia se abrir a qualquer momento.

Vídeo a seguir.

 

Via Reddit