nes-8-controles-vitaminado

Um grupo de engenheiros da ETH em Zurique, em parceria com o pessoal da Disney Research, criaram um sistema baseado no Nintendo Entertainment System (NES) que transforma os videogames de 8-bits em uma experiência multijogador imersiva.

Eles pegaram o console NES e conectaram a oito projetores e oito controles, montando o sistema em uma sala onde a projeção do videogame inundasse o ambiente. Foram utilizados consoles, cartuchos e controles reais, e o videogame nem foi modificado: eles aproveitaram vários componentes de hardware e software adicionais para obterem sucesso.

Os oito controles se conectaram através de uma placa Arduino, e o sinal de vídeo recebeu um upscalling para 576p a 60 Hz. O áudio do console estava conectado ao sistema de som da sala. A saída de vídeo do NES era analisada a partir de um PC, que emitia para cada projetor a imagem final, corrigindo as distorções e permitindo que os gráficos sejam exibidos de forma perfeita.

O Arduino ia trocando de controle em controle a condução do jogo, controlado pelo PC principal, de acordo com a mudança de fase no jogo. Desse modo, os 8 jogadores presentes participavam da partida de forma comunitária. O teste foi realizado em uma casa noturna da Suíça com 400 convidados.

Vídeo a seguir.

 

Via AtmelETH Zurich