iphone-apple-conector-proprietario-fones

Faz tempo que aparecem os rumores sobre um novo conector de áudio patenteado pela Apple, que visa substituir o conector de 3.5 mm. Inicialmente, esse conector parecia não ter outra intenção além de oferecer uma versão proprietária para a saída de áudio, mas depois ficamos sabendo que ele pode fazer outras coisas, como recarregar a bateria do smartphone, através do conector Lightning.

Essa possibilidade provocou uma forte reação por parte dos consumidores, a ponto de realizarem um abaixo assinado no site Sum Of Us. A campanha já é um sucesso, com mais de 200 mil assinaturas, mostrando que os consumidores não estão muito dispostos a aceitarem o que a Apple quer impor.

Caso a substituição aconteça, os usuários de um futuro iPhone 7 poderiam ser obrigados a comprar fones de ouvido e/ou alto-falantes compatíveis com o Lightning, e que muito provavelmente seriam muito mais caros que aqueles produzidos com o padrão de 3.5 mm. A campanha também lembra a grande quantidade de desperdícios de produtos eletrônicos que a troca promoveria, além de um cenário de abuso da obsolescência programada por parte da Apple.

O abaixo assinado também lembra a forte aposta por energias renováveis da Apple, que deixou de adotar substâncias químicas tóxicas, quando a pressão foi forte demais para ignorá-la. Uma decisão como essa também traria um impacto significativo nesse aspecto.

A campanha está muito próxima de alcançar o seu objetivo, e pode fazer com que a Apple recue nos seus planos. Para conferir o abaixo assinado, clique aqui.