mapamundi-cyberataques-brasil

A empresa de segurança Kaspersky Lab lançou um mapa interativo que mostra em tempo real as ameaças de malweares online no mundo. E os resultados podem ser impressionantes.

Para ver a qualificação de um país na lista dos mais afetados, é preciso fazer um zoom nesse país. A partir daí, é possível ver o número de ameaças detectadas até o determinado horário (exibido a partir do fuso do Meridiano de Greenwich). No momento da redação desse post, os Estados Unidos estavam em terceiro lugar no volume de ameaças. Rússia e Índia ocupavam a primeira e segunda posição, respectivamente. O Brasil ocupa a décima posição do estudo, com uma grande concentração de atividades nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

A Kaspersky discrimina diferentes tipos de ataques detectados pelos seus softwares, classificando esses ataques em nível global com linhas de diferentes cores. Os vírus espalhados via e-mail aparecem na cor laranja, e os arquivos maliciosos estão representados pela cor amarela. Também é possível encontrar estatísticas sobre as plataformas de redes sociais, como por exemplo o volume de ataques via Twitter em diferentes países.

O botão “Am I Infected?” disponível no mapa leva o internauta para a página de download do software de segurança da Kaspersky. Agora, se você já estava pensando em adquirir uma das soluções disponíveis para proteger o seu sistema, o mapa é mais um lembrete que as ameaças online existem, e são muito reais.

Para acessar o mapa interativo da Kaspersky, clique aqui.