malware-tela-azul-windows-fake

A criatividade dos criminosos virtuais não tem limites. A última ameaça detectada é um malware disfarçado em falsas telas azuis do Windows.

O truque nasceu em 2008, onde arquivos maliciosos começaram a ser distribuídos na rede, e uma vez executados eles mostravam uma tela azul falsa, onde se aproveitava para instalar o malware no equipamento. A ideia foi implementada para que através do navegador web a tela fosse exibida, de forma que a mesma é ativada quando acessamos uma série de sites especialmente desenvolvidos para executar a ameaça.

Como você pode ver na imagem acima, a tela azul avisa que o estado do Windows é critico, e alerta que NÃO devemos reiniciar o equipamento, deixando um número de telefone de uma suposta assistência técnica. Na verdade, o número tem um tipo de cobrança especial, com valores elevados, que resultam em um baita prejuízo para o usuário.

Uma variante desse truque da tela azul falsa não mostra o número de assistência técnica, mas incentiva a vítima a realizar o download de um instalador que resolveria o problema, mas que na verdade adiciona vários malwares no computador.

O mero detalhe de ver o navegador na parte superior da suposta tela azul é um ponto de detecção da fraude, mas como a maioria dos usuários não são atentos aos detalhes, o golpe teve uma elevada dose de sucesso.

Via Malwarebytes