malware-android

Um mawlare no estilo clássico, se disfarçando em ícones para enganar o usuário, se passando por algo que realmente não é. Aqui, a ideia é bem simples: um novo tipo de software malicioso se disfarça na imagem de um arquivo do Word, para que a vítima pense que o mesmo é inofensivo.

Mesmo podendo ver que a extensão do arquivo é .APK, se o usuário for enganado (acionando o aplicativo), uma mensagem de erro de compatibilidade é exibida, o que nos leva a crer que nada aconteceu. Mas na verdade, o malware já terá iniciado o seu trabalho.

malware-android-word

Entre suas funções, este malware conta com a capacidade de roubar informações do usuário, incluindo as listas de contatos e controle de funções de SMS e e-mails. Sua forma de propagação é através de aplicativos instalados de fontes externas.

Se você for infectado por essa ameaça, poderá eliminá-lo dessa forma: inicie o smartphone em modo seguro, e acesse Ajustes > Segurança > Administrador de Dispositivos, e a partir daí, desinstale a ameaça em Configurações > Aplicativos > Desinstalar.

Via Softpedia