650_1000_02122014_175319_openstax_ap_horizontallightbox_06

A OpenStax é uma iniciativa da Universidade de Rice (EUA), que oferece livros gratuitos com conteúdos em cinco áreas educacionais, que no ano passado alcançou uma economia de quase US$ 4 milhões para os estudantes. Agora, eles contam com US$ 9 milhões em investimento para um objetivo maior: oferecer um livro que ofereça lições personalizadas para cada aluno.

Com a ajuda de um algorítimo que oferece ao texto do livro a capacidade de se adaptar ao aluno. O sistema de livo digital personalizado começará a se testado em alguns centros educacionais dos EUA ainda nesse semestre escolar.

As informações que os computadores responsáveis pela elaboração do algorítimo utilizado pela OpenStax foram obtidas pelos próprios alunos. Durante três anos, o projeto compilou informações sobre como alunos de 12 centros educacionais norte-americanos utilizavam esses livros, incluindo respostas em testes e notas obtidas no estudo com os mesmos.

No livro inteligente, se eles detectarem que um determinado assunto começa a se tornar de difícil aprendizado pelo aluno (com respostas incorretas aos testes ou lentidão para avançar em uma matéria), os próximos conteúdos serão focados em reforçar conceitos anteriores, ou insistir em outros.

O sistema também pretende ajudar a avançar os conhecimentos adquiridos por conta de um sistema de reforço ou perguntas aleatórias relacionadas com capítulos anteriores do livro do estudante.

Via OpenStax