iOS 11

O iOS 11 traz uma série de novidades, mas nem todos os usuários estão satisfeitos com ele. Mas sempre é possível voltar para a versão anterior.

O procedimento de downgrade é mais simples de ser realizado do que parece. Mesmo assim, é preciso algumas precauções, principalmente para o processo não resultar em perdas de dados.

Siga os passos a seguir.

 

 

Passando do iOS 11 para o iOS 10.3.3

 

Basta ter em mãos o seu iPhone ou iPad e um computador (Mac ou PC). Faça o download do instalador do iTunes e instale o software no computador.

A seguir, baixe a firmware do iOS 10.3.3, que pode ser encontrado nesse link. Aqui, escolha o modelo do seu iPhone ou iPad e a versão que queremos baixar (no caso, a Apple só oferece o iOS 10.3.3, a única versão com downgrade possível).

Uma vez escolhido o modelo do iDevice e o arquivo de firmware do iOS 10.3.3, faça o download e conecte o seu dispositivo no computador, iniciando o iTunes.

No iTunes, entre no seu dispositivo no pequeno ícone em forma de iPhone ou iPad no canto superior esquerdo. Agora, clique em Restaurar o iPhone (certificando-se de que o firmware do iOS 10.3.3 foi corretamente baixado), enquanto você mantém a tecla alt/option no Mac ou Shift no Windows.

Aqui, vai abrir uma janela para os seus documentos. Localize onde está o firmware que você baixou, e o mesmo será extraído pelo iTunes, restaurando diretamente no smartphone.

Uma vez instalado o iOS 10.3.3, você poderá restaurar uma cópia de segurança feita antes de atualizar para o iOS 11 diretamente no iTunes, no item Restaurar Cópia, e escolhendo o backup a ser restaurado.

Vale lembrar que o downgrade pode ser feito até que a Apple remova as assinaturas do iOS 10.3.3, algo que deve acontecer semanas depois do lançamento do iOS.

Também é possível atualizar para o iOS 11 de novo. Basta conectar o seu dispositivo no computador com iTunes e clicar em Buscar Atualizações. Selecione o iOS 11 e instale o software novamente.

Este recurso pode ser encontrado também nos ajustes do smartphone, em Ajustes > Geral > Atualização de Software, e o sistema vai fazer o download do iOS 11, desde que você conte com espaço de armazenamento e bateria disponível para a tarefa.