Project Loon

 

Um globo do Google Project Loon, projetado para oferecer conectividade à internet nas regiões rurais, caiu no povoado de San Luis, em Tolima (Colômbia), no último domingo (12).

O artefato caiu do céu de forma abrupta e em uma área despovoada. As autoridades locais identificaram o aparelho como um dos equipamentos da Google, mas a empresa não fez comentários sobre o incidente.

Alberta Arebalos, vice-presidente da MileniumGroup Inc, uma das empresas parceiras do projeto, confirmou que este era um globo do Project Loon, e informou que uma equipe de recuperação estava a caminho do local para retirar o dispositivo e trazer de volta para os laboratórios da Califórnia para análise dos dados do voo.

 

 

Não é o primeiro globo que cai em 2017.

Em 22 de fevereiro, outro globo do Project Loon caiu em Córdoba (Argentina), e no dia 8 de janeiro o mesmo aconteceu no Panamá. No mesmo dia e dois dias depois, outros dois globos apareceram nas cidades urugaias de Treinta y Tres e Mariscala.

A Google garante que os globos “não caem” mas sim “são aterrizados” com prévia autorização e planejamento da Alphabet. O mesmo foi dito por Alberto Arebalos em seu comunicado, que afirmou que essa aterrizagem também estava dentro dos planos da empresa.

Já as autoridades de Tolima afirmam que ninguém os notificou sobre essa descida “controlada” em seu território.

O equipamento está nesse momento sob custódia da polícia do povoado.

E a polêmica está servida.

 

 

 

Via El Tiempo, El Comercio