xkcd-01

Randall Munroe, criador da tirinha cômica xkcd, propôs um gerador de senhas único, através da mecânica que escolhe quatro palavras aleatórias, deixando a senha final muito mais difícil de ser revelada. Inspirado nisso, temos aqui um gerador que permite a criação de uma senha com esse formato.

O truque do gerador não está no fato da senha ser enorme ou na utilização de muito tempo para verificar esta combinação. Já tem estudos que mostram que os algoritmos que tratam de crackear senhas já começam a levar em consideração esses fatores. O segredo está no fato em que normalmente os geradores de senhas sugerem algo impossível de ser memorizado, e com o método de quatro palavras aleatórias, o resultado é tão absurdo, que qualquer pessoa memoriza a senha com facilidade.

xkcd-02

O gerador em questão foi desenvolvido pela Option Factory, desenvolvedora de software italiana que aproveitou a ideia de Munroe. Eles oferecem o gerador em vários idiomas, mas avisam que eles não eliminaram os palavrões, e algumas senhas podem ser bem abusivas.

Como eles mesmos alertam, se alguma palavra ou sequência ofender os usuários mais sensíveis ou melindrados, basta fechar os olhos e gerar uma nova senha.

Em resumo: uma ideia simplesmente genial!

Para usar o gerador de senhas da Option Factory, clique aqui.

Via HackerNews