Muito provavelmente não era necessário que fizessem um estudo para revelar aquilo que todo mundo já sabia: os usuários de smartphones preferem telas de tamanho “XL”. O êxito dos smartphones com tela grande demonstrou que o tamanho da tela não é um problema para a maioria dos consumidores, mas caso você necessite de dados mais objetivos para confirmar as suas suspeitas, a empresa de análise Kantar Worldpanel ComTech publicou um estudo que deixa evidências definitivas do consumidor pelos telefones com grande formato.

Contabilizando as vendas e as tendências de oito mercados divididos entre Europa, América e Oceania (a saber: Espanha, Reino Unido, Alemanha, França, Itália, Estados Unidos, Brasil e Austrália), o estudo revela que durante os últimos três meses, 29% das vendas de smartphones nos países consultados correspondem a modelos com uma tela de mais de 4.5 polegadas. E não é só isso: os usuários de smartphones com esse tamanho de tela são os mais ativos. De fato, se você tem um smartphone com telas com esse tamanho, você vai ter muito mais satisfação em navegar na internet, ver vídeos e outras atividades que os demais. E isso é algo que você não precisa de pesquisa para saber que é um fato.

Por outro lado, o estudo também revela o índice de vendas por sistema operacional, onde podemos ver o franco domínio do Android. O sistema do Google já conta com 46,8% do mercado brasileiro, e 86,8% do mercado da Espanha (e o crescimento continua desenfreado nos dois países). Na Europa, o Android registrou um crescimento médio de 20% em apenas um ano.

A queda generalizada do Symbian também não surpreende ninguém, ainda que talvez chame a atenção a queda do iOS na Espanha. De 2011 para 2012, o sistema da Apple passou de 8% do mercado para apenas 2.9%. Um dos possíveis motivos para essa queda é o fim dos descontos das operadoras nas vendas do iPhone no país da paella.

Se você quer conhecer os números em porcentagem, você pode encontrar as tabelas de análise logo abaixo.

Via TechCrunch