cartucho

O que você está vendo na foto acima pode ser considerada uma relíquia histórica dos videogames. Nesse cartucho, está uma compilação de jogos clássicos do NES (Super Mario Bros, Rad Racer e Tetris), que foi produzida nos Estados Unidos, como parte do evento Nintendo World Championships, que desafiava gamers na década de 1990 a completar vários níveis em menos de sete minutos.

Pois bem, apenas 116 unidades desse cartucho foram produzidas e distribuídas entre os finalistas e vencedores do campeonato. E isso o transforma em um dos cartuchos mais exclusivos da história da Nintendo. E uma unidade desse cartucho está à venda no eBay.

O cartucho está no estado que você pode ver, e conta com o seu interruptor de troca de ROMs, e uma etiqueta pobremente colada (na falta de uma cola de verdade), o que certamente reduz significativamente o seu valor comercial. Mesmo assim, isso não quer dizer que o cartucho vai custar barato para o comprador.

Por conta de sua baixíssima difusão e importância histórica, o Nintendo World Championships tem um preço inicial de venda de US$ 5 mil. Uma cópia conservada teria o valor de US$ 11.500 (um colecionador pagou esse preço em 2011), mas quem garante que não vai aparecer um louco (que também seria chamado de investidor, nesse caso), com mais dinheiro que senso comum para arrematar essa verdadeira relíquia?

Via Wired, eBay