650_1000_smartphones-idc

Muitos modelos. Muitas opções. Esta parece ser a conclusão de alguns dos fabricantes mais importantes do mercado de telefonia móvel, e um estudo realizado pela SomosPostPC revela que a consolidação nesses catálogos parece ser a tendência a curto e médio prazo.

A Samsung já anunciou que vai reduzir o seu catálogo, oferecendo menos modelos em 2015, e algo semelhante deve acontecer com a Sony, que deve se centrar nos modelos top de linha. As duas empresas enfrentam problemas nas suas respectivas divisões móveis.

650_1000_consolidacion-1

O estudo revela que enquanto algumas marcas como a Huawei parecem ter aumentado o seu catálogo nos últimos tempos – e vai continuar a fazer isso -, outras empresas como a Motorola preferiram reduzir esse catálogo.

Apesar dos gráficos indicarem uma tendência ascendente, as decisões da Sony e Samsung parecem apontar para um futuro onde teremos menos modelos disponíveis por fabricante. Isso faz com que as empresas centrem recursos em modelos específicos, sem diversificar esses esforços, ao mesmo tempo que o investimento no marketing é reduzido.

650_1000_consolidacion-2

Via SomosPostPC