650_1000_chromecast-firefox-os

Um dos evangelistas da Mozilla revelou que já existe pelo menos um protótipo de um dongle HDMI, com o mesmo formato e objetivo do Chromecast da Google, mas baseado no Firefox OS. Ou seja, em breve, poderemos testemunhar a chegada dessa plataforma na nossa televisão.

O protótipo – que ainda não tem nome comercial – já circulou entre alguns desenvolvedores, mas ainda restam muitos detalhes a serem revelados sobre o mesmo, como a sua data de lançamento ou preço. O que sabemos é algo interessante: o dongle com o Firefox OS pode executar alguns aplicativos do Chromecast.

Faz tempo que a Mozilla já oferece funcionalidades de “casting” no navegador Firefox, e alguns desenvolvedores já conseguem oferecer conteúdos a partir do navegador para os set-tob boxes da Roku, com a opção de fazer o casting para o Chromecast como uma das mais evidentes em um futuro próximo.

Porém, parece que no lugar de depender dos dispositivos da Google, alguns fabricantes decidiram desenvolver um dongle que está baseado no Firefox OS. A vantagem mais evidente nessa escolha serão as opções de hack, permitindo a adaptação do produto às necessidades de cada usuário, algo que a Google não facilitou tanto como muitos queriam, apesar de ter publicado um SDK a alguns meses.

Pelo visto, a Mozilla não está envolvida no desenvolvimento do produto. A empresa basicamente “certificou” ou “homologou” o projeto, para que o produto possa receber a etiqueta de “compatível com o Firefox OS”. A seguir, vídeo do produto em ação.

 

Via GigaOM