verduras Um artista que cria música... eletrocutando verduras e frutas?!

Isso mesmo que você acabou de ler. Você não está louco, e esse é um dos usos mais legais da tecnologia que eu já vi em quase 5 anos de TargetHD.net. O artista radicado em Brooklin J.Viewz foi capaz de realizar uma versão eletrônica de uma música eletrocutando… verduras! Ok, não foram só verduras, já que 50% da banda era composta por frutas, como uvas, kiwis, morangos, entre outros.

O processo é tão simples, que é simplesmente genial e engenhoso. No vídeo que você vai ver no final desse post, podemos ver claramente uma placa criada por estudantes do MIT, que permite que qualquer alimento seja utilizado como um instrumento musical diferente, assumindo os diferentes sons do teclado. Essa placa recebe o nome de Makey Makey, e consegue traduzir os sinais procedentes de diferentes alimentos, e basicamente é uma placa de circuito impresso com um microcontrolador ATMega32u4, que executa o firmware Arduino Leonardo. Além disso, o sistema todo utiliza o protocolo HID para se comunicar com o computador, e desse modo, enviar as pulsações das teclas, cliques e registrar o movimento do mouse.

Resumindo: todo e qualquer material que pode conduzir ao menos um pouco de eletricidade vai funcionar com essa placa. Logo, você pode transformar limões, moedas, lápis, massa de tomate, entre outros em inusitados instrumentos musicais. Ah, dizem que gatos, cachorros e papagaios podem ser utilizados como instrumento musical nesse sistema, mas não recomendamos o uso.

O equipamento dos estudantes do MIT Media Lab pode ser desenvolvido em diferentes versões. Eles estão na quarta versão que pode chegar ao mercado graças a uma recente parceria com a Sparkfun, o maior fabricante de hardware open source do mundo.

O kit Makey Makey pode ser comprado por US$ 50 a partir de qualquer lugar do planeta (despesas de envio cobradas a parte). Sem mais delongas, vídeo abaixo.