Ultrastar He10

A HGST, divisão de discos rígidos da Western Digital, anunciou o lançamento do seu primeiro disco rígido de 10 TB de armazenamento, incorporando a última tecnologia no setor e a máxima capacidade na indústria: o Ultrastar He10.

O Ultrastar He10 é a terceira geração de tecnologia de discos rígidos que contém hélio no seu interior, utilizado para reduzir a fricção e a resistência por conta de uma densidade muito menor que o ar na atmosfera. A menor densidade de hélio permite um melhor funcionamento do disco, que pode girar mais rápido, emitindo menos calor e reduzindo a energia necessária para funcionar com altas velocidades de rotação. Em teoria, a vida útil do periférico é prolongada, com uma maior confiabilidade.

O Ultrastar He10 usa uma tecnologia de gravação magnética perpendicular, mais adequada para o uso em servidores e centros de dados. Utiliza 56%n a menos de energia que as gerações anteriores, com uma velocidade de 7.200 RPM, 256 MB de cache, sistema de codificação e disponibilidade em formato de 3.5 polegadas, nas interfaces SATA a 6 Gbps e SAS a 12 Gbps.

A WD oferece cinco anos de garantia (ou 2.5 milhões de horas de uso) para esse produto. Seu preço não foi anunciado.