A batalha dos ultrabooks começou, e a Toshiba é uma das empresas que partem para o ataque direto. O seu novo Portege Z830 é um dos modelos a se considerar para aqueles que pretendem aderir ao novo formato de notebooks ultrafinos, unindo uma tela de 13,3 polegadas, com uma carcaça de magnésio de apenas 15,9 mm de espessura.

No total, ele pesa 20% a menos e é 40% mais fino que o R380. No seu interior, ele deve contar com um processador Intel Core i7. Dizemos isso porque a Toshiba está exibindo na IFA unidades de pré-produção do produto, sem revelar todos os seus detalhes técnicos.

Do pouco que sabemos: o seu teclado é resistente à líquidos, a resolução da tela é de 1366 x 768, sua webcam é de 1.3 MP, conta com 3 portas USB (uma de 3.0 e duas de 2.0, com uma das portas 2.0 com modo de recarga com o computador desligado), um leitor de cartões SD, WiFi 802.11 b/g/n, saídas VGA e HDMI e, de modo opcional, conexão Intel Wireless Display, que dispensa os cabos na hora de conectar um monitor adicional ao notebook. Sua bateria é de 8 células.

A Toshiba não adiantou data de lançamento ou preco do novo ultrabook. A única informação passada é que o Z830 vai ser lançado na Europa no último trimestre de 2011.

via Engadget