Ultra HD Blu-ray

Tivemos a guerra dos formatos Blu-ray e HD DVD, onde a alta definição se manteve estável com o laser azul, até a chegada do 4K. Por sua vez, o Ultra HD foi duramente golpeado pelo streaming de conteúdos (Netflix, YouTube, Amazon, etc), mas parece que a Blu-ray Disc Association tem algo a dizer a respeito, com o Ultra HD Blu-ray.

Esse formato foi apresentado hoje. Os novos reprodutores serão compatíveis com os discos atuais, oferecendo resoluções de 3840 x 2160 pixels, áudio Dolby Atmos e DTS:X, além de uma promessa de mais cores, HDR e uma maior taxa de imagens por segundo.

A organização também fala de uma ‘ponte virtual’, onde será possível desfrutar dos filmes comprados em outros dispositivos portáteis, como telefones ou tablets, mas sem entrar em detalhes sobre o seu funcionamento. Os discos aumentarão a sua capacidade para oferecer entre 66 e 100 GB de dados, e as licenças começarão a ser distribuídas a partir do verão.

A Samsung (pra variar) não perdeu tempo, e já vai lançar o seu reprodutor no final de 2015. A Panasonic poderia fazer o mesmo, levando em conta que eles já mostraram uma demo da tecnologia na última CES.

Os interessados no formato devem saber que ainda que as TVs de última geração sejam compatíveis com os vídeos de alta resolução e o formato HDR, elas deverão contar com o padrão HDMI 2.0 para extrair o máximo das qualidades desse novo disco de Blu-ray.

Via Blu-ray disc Association