windows-xp-logo

Essa é a versão do Windows que mais tempo perdurou no mercado, e fatalmente é aquela que podemos chamar de “mais bem sucedida” da história da Microsoft. O Windows XP, que chegou ao mundo em 2001, inicia hoje (09) o seu último ano de suporte técnico oferecido pela Microsoft. Em 08 de abril de 2014, os usuários do sistema operacional não mais receberão correções ou atualizações críticas do sistema, encerrando assim o seu ciclo de vida no mercado em definitivo.

O produto já não é mais comercializado para o usuário final. Você não encontra computadores com Windows XP pré-instalados em lojas há muito tempo, e os CDs de instalação também não são encontrados para compra no varejo. A grande maioria dos usuários já utiliza, na pior das hipóteses, ou o Windows 7 ou o Windows Vista. A grande maioria dos usuários domésticos já está com equipamentos com Windows 7, pelo menos.

A grande preocupação da Microsoft nesse momento são os usuários profissionais e empresas, que por diversos motivos, ainda se mantém resistentes em atualizar os seus equipamentos. A Microsoft informa no comunicado em seu blog oficial que a hora de mudar para novas versões é agora, uma vez que as equipes de gerenciamento de TI ainda contam com 12 meses para fazer uma migração com poucos danos colaterais. A Microsoft informa que as novas versões do Windows (Windows 7 ou Windows 8) já contam com uma infraestrutura pronta para futuras soluções de tecnologias empresariais, deixando o processo de mudança menos traumático.

Para maiores informações sobre como proceder com a atualização do seu sistema, ou para saber mais sobre os benefícios da atualização do Windows, você pode ler o post completo no blog oficial da Microsoft.