Restam pouco mais de 10 dias para o fim das inscrições no Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia.  Com apoio do Movimento Brasil Competitivo (MBC), a iniciativa recebe até o dia 22 de agosto, trabalhos desenvolvidos por estudantes e pesquisadores relacionados ao tema “Tecnologias para o desenvolvimento sustentável”.

Criada em 1998 pela Reunião Especializada em Ciência e Tecnologia do Mercosul– RECyT, a edição 2011 vai premiar projetos nas categorias Iniciação Científica, Estudante Universitário, Jovem Pesquisador e Integração. Além de incentivar estudos orientados para o desenvolvimento científico e tecnológico do bloco, o Prêmio espera contribuir para o processo de integração regional entre os países do Mercosul.

Os trabalhos podem tratar de assuntos variados, desde propostas para a redução das desigualdades sociais, conservação da biodiversidade e dos ecossistemas ao aumento do bem-estar e aprimoramento dos sistemas sociais mantidos ao longo do tempo. Também são consideradas propostas para adoção de novos paradigmas de desenvolvimento econômico, que ajudem a reduzir o impacto da ação humana sobre o meio ambiente.

Conhecido como Prêmio Mercosul para Jovens Pesquisadores em edições anteriores, conta com patrocínio da Sangari do Brasil e do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). Além dos parceiros Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Aberto a estudantes e pesquisadores do Brasil e de todos os países integrantes do Mercosul, a iniciativa abrange pesquisas realizadas por estudantes do ensino médio ao doutorado. Os prêmios variam de acordo com a categoria e a modalidade em que foram inscritas e deve distribuir de U$ 2,000 a U$ 10,000, entre ao vencedores dos melhores trabalhos.

Os ganhadores serão apresentados durante cerimônia de premiação em Montevidéu, no Uruguai, após as reuniões das comissões da RECyT, entre os dias 21 a 23 de novembro. As inscrições podem ser feitas no site da Unesco, pelo link http://eventos.unesco.org.br/premiomercosul/inscricao/

via assessoria de imprensa