soccer ball in goal

O comitê executivo da UEFA anunciou que as duas grandes competições de futebol contarão com a tecnologia da linha de gol para a próxima temporada, promessa que foi antecipada com a notícia que as finais da UEFA Champions League e da UEFA Europa League já contarão com esse avanço.

A tecnologia da linha do gol é utilizada há dois anos na Premier League e também esteve presente na Copa do Mundo FIFA Brasil 2014. Porém, em competições como a UEFA Champions League ou UEFA Europa League, ainda havia alguma resistência. Que acabou.

Apenas para lembrar: o sistema funciona de forma parecida com a ‘hawkeye’ do tênis. Utilizando a combinação de várias câmeras colocadas na linha do gol e com o uso de antenas eletromagnéticas, ele é capaz de mandar um sinal ao relógio do árbitro no momento em que a bola cruza a linha de gol, eliminando qualquer tipo de dúvida.

Depois da Copa do Mundo FIFA África do Sul 2010, a FIFA decidiu que era o momento para receber as novas tecnologias, e aceitou a sua adoção em competições posteriores. Sem dúvida esse é um grande passo para (pelo menos tentar) evitar polêmicas futebolísticas desnecessárias.

Via BBC