Um dos lançamentos de maior impacto durante a CES 2011 foi a ideia apresentada pelo Motorola Atrix: um terminal potente o suficiente para fazer o papel de “cérebro” de um computador conectado a um dock. Um ano depois, a ideia não foi abandonada, e o pessoal da Canonical, que pretendem concretizar uma iniciativa semelhante, com uma versão especial do Ubuntu compatível com telefones Android de vários núcleos. Deste modo, os dois sistemas operacionais poderão ser executados simultaneamente, para compartilhar informações ou serviços dos mais diversos.

Entre os aplicativos do projeto, encontramos a possibilidade de acessar nossas mensagens de texto a partir do computador, ou de navegadores web para desktops, assim como a Ubuntu TV, ferramentas de virtualização para executar aplicativos Windows, ou os aplicativos da Canonical para processadores ARM.

Por enquanto, as especificações concretas dos smartphones compatíveis com o sistema são desconhecidas, mas a Canonical alerta que, para que tudo funcione, será necessário um smartphone com mais de um núcleo, e com conectores HDMI e USB. E, como a MWC 2012 começa na semana que vem, não deve demorar muito para que os demais detalhes sejam revelados.

Via Ubuntu.com