Se você é fã do Chrome OS e gosta do seu funcionamento com aplicativos da web, os WebApps Ubuntu da Canonical parecem ser igualmente interessantes. A diferença é que, no caso do modelo do Ubuntu, a integração é muito maior do que o que já foi visto até então nos sistemas operacionais completos, já que os WebApps permitem que aplicativos de internet se comuniquem com o sistema operacional por meio de uma API e extensões que podem ser desenvolvidas com um sistema similar ao do Greasemonkey.

Esta atraente opção será adicionada na versão 12.10 do Ubuntu (Quantal Quetzal), e ainda que o recurso só funcione com o Firefox, eles esperam oferecer o suporte para os navegadores Chrome e Chromium em breve. O sistema Ubuntu WebApps também permite o uso de opções nativas, como as barras de progresso, acesso aos componentes de áudio e até a integração com o HUD. Desta forma, os usuários poderão receber notificações do GMail sem a necessidade de instalar um plugin em separado ou fazer buscas no Google Calendar sem precisar abrir o aplicativo.

Por enquanto, existe uma pequena lista de aplicativos que já estão sendo integradas, como Twitter, Last.FM, GMail, Google+, Facebook e YouTube, mas com o apoio da comunidade, não duvido que a quantidade de aplicativos com WebApps seja praticamente infinita. Você pode ver o sistema em funcionamento no vídeo abaixo, você pode ver o sistema em funcionamento. O lançamento oficial do recurso acontece em outubro.

Via Engadget