A Canonical, responsável pela distribuição Linux mais popular do mundo, anunciou que a versão de testes do Ubuntu Phone OS para Nexus 4 e para o Galaxy Nexus estará disponível para os interessados a partir do próximo dia 21 de fevereiro. A única condição para a instalação é que o usuário precisa ter muito cuidado, uma vez que não se trata de uma versão final ou ideal para o uso diário, mas sim dirigida para a comunidade de desenvolvedores.

A novidade é o anúncio do lançamento da versão beta do Ubuntu Phone OS para o Nexus 4. Inicialmente, ele estava anunciado exclusivamente para o Galaxy Nexus. Outro detalhe muito importante é que o anúncio foi feito a poucos dias do início da Mobile World Congress 2013 em Barcelona, o que pode garantir que a Canonical estará presente no evento, mostrando seus avanços em seu sistema operacional móvel próprio, através dos smartphones da linha Nexus.

Vale a pena lembrar que esta plataforma é idealizada para o desenvolvimento de aplicações nativas em HTML5, e que o lançamento dessa versão de testes nada mais é do que um pequeno incentivo para os desenvolvedores, com o objetivo daqueles que querem instalar a plataforma em seus terminais, testem e, quem sabe, se interessem no desenvolvimento de aplicativos.

Para quem está curioso para testar o Ubuntu Phone OS, poderá fazer o download do sistema no site oficial da Canonical a partir do dia 21 de fevereiro. Mas, de novo, vale o aviso: muito cuidado ao fazer a instalação. O procedimento não é tão simples quanto instalar uma ROM personalizada do Android (CyanogenMod, MUI, etc). Para aqueles que não contam com muita experiência com essa atividade, o procedimento não é recomendado.

Já para os desenvolvedores, o SDK já pode ser baixado.