ubuntu-edge-03

Muito se falou sobre a possibilidade da Canonical lançar o seu próprio smartphone, e parece que finalmente chegou a hora desses planos se transformarem um uma realidade. Tudo vai depender do interesse dos usuários, é claro. O smartphone encarregado por dar forma ao projeto deles responde pelo nome de Edge, e se tudo der certo, deve chegar ao mercado em maio de 2014.

O preço do produto é que assusta um pouco: ele pode custar aproximadamente US$ 830. Porém, seus criadores pretendem estabelecer uma ponte entre os desktops e smartphones, uma vez que o produto vai executar o sistema Ubuntu Phone e Android, podendo assim se transformar em um PC Ubuntu completo. Sim, você leu certo: eles querem que você leve no bolso um PU Ubuntu ultracompacto.

As especificações provisórias já oferecem uma ideia de como o produto pode ser potente. O Ubuntu Edge deve contar com um processador com quatro núcleos, 4 GB de RAM, 128 GB de armazenamento, tela de cristal de safira de 4.5 polegadas (1280 x 720 pixels), câmera traseira de 8 megapixels, câmera frontal de 2 megapixels, alto-falantes estéreo, conectividades WiFi dual band, Bluetooth 4.0, NFC, MHL e LTE.

xubuntu-edge-04.jpg.pagespeed.ic.Br6L-esaMG

Levendo em conta que o que realmente importa para a Canonical é a sua comunidade de usuários (e não necessariamente conquistar o mercado de massa ou roubar clientes dos principais concorrentes), não é de se estranhar pela opção do crowdfunding para ver o projeto chegar nas linhas de montagem. Hoje (22), eles iniciaram uma campanha na Indiegogo para financiar o projeto, com o apelo de oferecer o smartphone por um valor mais barato para aqueles que investirem no projeto.

Segundo Mark Shuttleworth (fundador da Canonical), o smartphone só chegará ao mercado se os usuários assim desejarem e se decidirem a apoiar economicamente a iniciativa, que tem uma meta traçada de arrecadações de nada menos que US$ 32 milhões.

Honestamente? A missão da Canonical é praticamente impossível. Se eles conseguirem arrecadar essa quantia de dinheiro em apenas 31 dias de campanha, esse será um novo recorde histórico de arrecadações na história do crowdfunding. E não imaginamos a comunidade Ubuntu tão grande para se mobilizar para arrecadar uma quantia tão elevada de dinheiro para um produto que tem preço estimado tão elevado.

Abaixo, um vídeo demonstrativo do projeto, e mais fotos do smartphone.

 

xubuntu-edge-00.jpg.pagespeed.ic.UATaWthufO ubuntu-edge-01 xubuntu-edge-02.jpg.pagespeed.ic.u6LhT6sikQ xubuntu-edge-05.jpg.pagespeed.ic.0gHx_ryKnw

Via Indiegogo