uber beacon

 

No ano passado, a Uber começou a testar um sistema de identificação luminoso nos carros, e os resultados avançaram para uma nova fase de testes, com um dispositivo de segunda geração, o Uber Beacon.

Quando pedimos um carro da Uber, podemos ver o nome e a foto do motorista, a marca do carro e sua placa. Mas nem sempre isso permite uma identificação fácil do veículo em um trânsito muito intenso, ou em dias de chuva torrencial.

O Uber Beacon é um indicador luminoso colocado no pára-brisas. A cor é escolhida pelo cliente quando o motorista está a caminho, sendo que a cor exibida na tela do smartphone também pode ser utilizada para sinalizar o motorista de sua localização.

Desse modo, a identificação é muito mais rápida. O único risco é a possibilidade de alguém no mesmo ponto pedir um carro no mesmo momento, e escolher a mesma cor.

Por enquanto, o Uber Beacon só funciona em algumas cidades norte-americanas, e dependendo dos resultados obtidos, é possível que seja adotado em outros países.

É preciso levar em consideração que, no Brasil, esse sistema não deve funcionar, já que alguns bandidos se disfarçam de motoristas para fazer valer seu ponto de vista da forma mais violenta possível.