Twitter Billboard

O Twitter, em parceria com a Billboard, desenvolveu um algorítimo que exibe listas em tempo real das músicas mais compartilhadas, combinando os compartilhamentos da última hora com a porcentagem de compartilhamentos da mesma música nas últimas 24 horas. Também é possível filtrar a lista para exibir as músicas mais compartilhadas nos EUA nas últimas 24 horas.

Para ajudar na visibilidade de artistas que ainda não são tão conhecidos, existirá uma lista dedicada a contas de artistas com menos de 50 mil seguidores e que ainda não apareceram na Hot 100 da Billboard. Para criar a lista de artistas emergentes, Twitter e Billboard analisaram o número de vezes que uma canção desses artistas é compartilhada no mesmo intervalo. Os compartilhamentos semanais também poderão ser analisados em listas personalizadas.

Como fazer com que uma música entre na lista?

As listas do Twitter e da Billboard só contarão com as canções que são mencionadas dentro da rede social, através do link do arquivo ou compartilhamentos via YouTube, iTunes ou Spotify. Também são aceitos o uso das hastags #nowplaying, #np ou o nome da música e do artista, também com hashtag. E sim… as listas só vão coletar as informações geradas pelos usuários norte-americanos. Por enquanto.

As listas geradas no site da Billboard poderão ser escutadas no Spotify (exclusivamente na versão web, por enquanto), e também podem ser compartilhadas no Twitter e Facebook.

Via Billboard