Quer concorrer com o Instagram? Então, faz direito. Primeiro, remova a integração das imagens do seu principal concorrente na timeline do seu serviço. Então, no dia seguinte, atualize o seu aplicativo para iOS e Android, e ofereça o principal atrativo do seu concorrente: os filtros de fotos. Pois bem, foi exatamente isso que o Twitter fez.

O recurso já era rumorado desde o começo do mês de novembro, e era especulado para chegar aos usuários só no final do ano (próximo ao Natal). Mas parece que Biz Stone estava com um pouco de pressa, e decidiu liberar o recurso de filtros de fotos aos usuários. Bom, fato é que o atrito entre Twitter e Instagram se tornou mais intenso quando o CEO da segunda empresa afirmou que poderiam ver melhor as suas imagens no seu serviço do que na timeline do Twitter.

Voltando aos filtros do Twitter: o recurso vai permitir que o usuário edite e refine as suas fotos diretamente da rede social. Pelo menos nesse estágio inicial, são oferecidos oito filtros de imagens, que podem ser visualizados antes de aplicados na foto. As imagens também podem ser corrigidas automaticamente, utilizando ferramentas de balanço de cores, além de permitir a seleção da área a ser publicada.

A nova versão do Twitter, com todas essas implementações, já está disponível para os dispositivos Android, e a qualquer momento estará disponível na Apple App Store, para os iDevices. Uma curiosidade: o Twitter agora tem algo em comum com o Flickr, uma vez que as duas empresas contrataram os serviços da Aviary, empresa especialista em edição de imagens (que também está disponível no Facebook, mas de forma independente).

Abaixo, um vídeo mostra alguns detalhes desses novos recursos de edição de imagens presentes no Twitter.