twitter-teaser

Hoje, 21 de março, é completado 10 anos do envio do primeiro tweet da história, enviado por um dos criadores do Twitter, Jack Dorsey. Originalmente, a rede social apareceu em parceria com a empresa Odeo, quando as duas partes estavam desenvolvido um serviço de rádio online.

O Twitter era um serviço de microblog que ao longo dos anos passou a ser um meio de comunicação e uma rede social poderosa, apesar de ser mais influente do que rentável. E as dúvidas sobre o seu modelo de negócio persistem depois de dez anos de seu nascimento.

10añosTwitter_2

Serviço indispensável para muitos usuários e profissionais, o Twitter foi visto nos últimos tempos. A retirada do seu responsável executivo e a volta de seu fundador como CEO, depois da sua queda progressiva de sua cotação na Bolsa de Valores, e a demissão de vários funcionários.

Ainda assim, não resta a dúvida da relevância do serviço em um mundo conectado de um serviço como o Twitter, com um funcionamento tão “simples” como o envio de mensagens em texto plano com 140 caracteres. A rede tem hoje 500 milhões de usuários (320 milhões de usuários ativos), gerando 65 milhões de tweets diários, e gerenciando mais de 800 mil petições de buscas.

A possibilidade de ampliar o espaço disponível para os comentários, até agora limitado aos 140 caracteres, melhorar a intuitividade e avançar até os vídeos ao vivo são algumas das mudanças que planejam a empresa como prioridades para 2016. Soubemos recentemente que a expansão dos caracteres nos tweets é algo que está descartado, mas as outras funcionalidades ainda estão em estudo.

Sair do estancamento atual e voltar a revolucionar a forma de se comunicar devem ser os grandes objetivos do site de microblog. Mas enquanto esses desafios não chegam e não são superados, tudo o que podemos dizer é: parabéns pelos 10 anos, Twitter! #LoveTwitter