piston xi3 Tudo sobre o Piston, o primeiro Steam Box da Xi3

Durante a CES 2013 em janeiro, vários e interessantes produtos foram anunciados, incluindo alguns interessantes produtos para o segmento dos games. Uma das fabricantes presentes no evento de Las Vegas era a Xi3, empresa originalmente dedicada ao desenvolvimento de componentes para computadores. Eles apresentaram na CES 2013 a sua própria aposta que combinava o melhor de um PC para games com um console doméstico. Chamado de “a primeira Steam Box”, o Piston se lança como uma grande aposta para aqueles que querem ter um potencial junto com a maior portabilidade possível para rodar vários tipos de jogos.

Este híbrido entre console e computador para games teve as suas especificações técnicas reveladas durante o evento SXSW, que acontece nessa semana em Austin, Texas (EUA). As especificações ainda podem mudar em poucos detalhes, e o seu nome não é definitivo. Porém, já podemos saber como é o seu hardware.

Características do Piston da Xi3: 

  • Processador AMD Trinity de 3.2 GHz
  • 8 GB de RAM
  • Placa gráfica AMD Radeon HD 7000
  • Armazenamento de 128, 256 ou 512 GB via SSD
  • 8 portas USB e saída HDMI para até três telas ou monitores
  • Sua carcaça externa pode ser personalizada

Uma das características mais importantes do Piston se baseia em suas qualidades polifacetadas, que vão desde a possibilidade de ser utilizado como um console tradicional, fazendo uso de um joystick, ou como um computador para videogames como conhecemos, com mouse e teclado. Isso, sem mencionar que é possível utilizar o produto como uma central multimídia, para streaming e execução de vídeos armazenados no dispositivo ou em unidades externas de armazenamento.

Além disso, uma das preocupações gerais é que, com o passar do tempo, ele pode contar com especificações que não sejam consideradas as mais potentes para rodar alguns jogos mais pesados. Para resolver o problema, a Xi3 oferece a capacidade de troca da placa-mãe do dispositivo de forma simples e fácil, apesar de teoricamente esse processo não será algo barato.

Mas o ponto principal desse híbrido é que estamos diante de um computador para videogames que não deve em quase nada a qualquer outro, e com a vantagem de contar com uma potência técnica e portabilidade que a grande maioria não possui, o que torna a proposta muito atraente. O problema é que toda a beleza pode esbarrar no preço base de US$ 1 mil. Na configuração mais avançada, ele pode custar até US$ 1.750, um valor considerado absurdo para um computador pensando apenas no entretenimento.

 

ATENÇÃO! O Piston da Xi3 não é um produto da Valve!

Um ponto muito importante, que merece ser destacado, é que mesmo que o Piston funcione com a base do Steam, fazendo uso da tecnologia Steam Big Picture, que permite um perfeito e cômodo funcionamento nas grandes telas da plataforma de videogames para PC, isso não quer dizer que a Valve está envolvida com esse Steam Box. De fato, a Valve já confirmou de forma oficial que não tem nenhum envolvimento com o desenvolvimento desse produto.

Segundo Doug Lombardi, vice-presidente da empresa responsável pela Steam, jogos como Left4Dead e Half-LIfe terão, em algum momento, testes relacionados ao Steam Box da Xi3, mas reforça que o Piston não é um resultado de um trabalho em conjunto com a Valve, e eles não estão envolvidos em nenhuma espécie com o seu desenvolvimento. Por outro lado, eles não encontram problemas com a existência do produto, levando em conta que o futuro da empresa de Gabe Newell é ver esse Steam Box como membro integrante do portfólio de produtos de muitos fabricantes.

O Piston tem previsão de chegada ao mercado internacional para o final de 2013.

 

 

Via alt1040.com