windows-10-for-mobile

O Windows 10 chegou, mas não para os dispositivos móveis. Eles terão que esperar um pouco mais. Então.. o que sabemos sobre o Windows 10 Mobile?

Certamente temos itens bem claros e outros bem obscuros, coisas conhecidas e detalhes a serem revelados. Hoje, vamos falar do que sabemos sobre o Windows 10 Mobile, até mesmo para te colocar por dentro sobre como tudo isso está funcionando.

 

As novidades do Windows 10 Mobile

Vale lembrar que a Microsoft liberou as betas do Windows 10 Mobile a alguns meses, e desde então eles avançaram passo por passo, com contínuas buuilds que aos poucos foram pulindo vários aspectos. os donos de um Lumia podem testar o Windows 10 beta, que já está disponível para praticamente todos os modelos. A lista completa dos dispositivos em questão você pode encontrar aqui.

 

Melhorias na interface

windows-10-for-mobile-interface

A essência da interface do Windows Phone 8 segue intacta, assim como sua fluidez e estabilidade, dois pontos fortes do sistema operacional. Mesmo assim, a Microsoft implementou pequenas mas numerosas mudanças, como novos menus e transparências, nova organização dos elementos e um novo sistema de notificações, que permite inclusive a personalização de acordo com o aplicativo.

Os apps passam a ser um dos pontos fortes do novo ecossistema, já que se baseiam no conceito de aplicativos universais, que podem ser compartilhados entre os dispositivos com o Windows 10. Isso é um importante passo adiante para os desenvolvedores, de modo que devemos ver um maior crescimento no número de outros apps disponíveis nas respectivas lojas.

 

Un teléfono con apps de escritorio

windows-10-for-mobile-design

O Continuum, que permite a execução de apps do desktop no smartphone, conectar teclado e/ou mouse ou até conectar o smartphone ao monitor. Por outro lado, já sabemos que o recurso não estará disponível para todos os seus dispositivos, mas apenas para um grupo seleto.

Outra grande novidade é a chegada do Office ao Windows 10, e não apenas os programas simples com edição de testo, mas sim a chegada com um ecossistema de armazenamento na nuvem, baseado no OneDrive da Microsoft. Seguindo as versões do Android, iOS, Office e outros se transforma como uma plataforma de divulgação dos pilares do novo Windows 10.

 

Spartan, Office e Cortana

windows-10-for-mobile-spartan

Não podemos nos esquecer do novo navegador web, o Spartan, que chega para substituir o Internet Explorer. As primeiras impressões dele nos desktops são muito boas, e a versão móvel está disponível em algumas betas.

Vimos isso no Windows 8.1 e veremos se repetir no Windows 10: o Cortana segue como assistente pessoal dos dispositivos móveis, depois de estrear nos desktops.

A Microsoft afirma que eles melhoraram o Cortana, ao ponto dele ser capaz de fazer muito mais, com um maior desempenho e melhor resposta. Na espera do lançamento de suas respectivas versões para iOS e Android no final de 2015, temos que reconhecer que seu funcionamento é muito interessante.

Por fim, além do que já foi mencionado, a Microsoft incluiu dezenas de pequenas mudanças externas e internas. O Windows 10 Mobile é uma evolução muito significativa, onde a Microsoft quer se atualizar e dar um importante salto para se aproximar da concorrência no mercado.

Se eles vão conseguir ou não… aí e outra história, que só saberemos no futuro.

 

Data de lançamento: a definir

windows-10-for-mobile-family

Aos poucos, foram relevadas as novidades, mudanças e melhorias que o Windows 10 Mobile trará ao mercado. A Microsoft colocou mais ou menos ênfase, de acordo com sua importância, algo lógico, levando em conta as grandes mudanças.

Porém, a dúvida sobre a data de lançamento e disponibilidade continua. Sabemos que será em 2015, e até especula-se que pode acontecer em setembro, quando oficialmente o sistema será distribuído entre os modelos compatíveis, mas a Microsoft não confirma nada.

Ao que tudo indica, o Windows 10 Mobile deve chegar em setembro ou no máximo em outubro, quando o Windows 10 Mobile chegar na sua versão final.

Os meses após o verão do hemisfério norte sempre são pródigos em trazer novidades no mundo mobile, e em 2015, a chegada do Windows 10 Mobile será uma dessas novidades, enfrentando competidores pesados: nada menos que o Android M e o iOS 9, que também chegarão nos próximos meses. As impressões sobre o novo software da Microsoft são muito boas, e as expectativas são altas.

O que resta saber é se ele vai chegar a tempo, ou se será lançado tarde demais.